domingo, 17 de maio de 2009

"Espirito dos Tempos"

Zeitgeist é a palavra que define o título. Ao assistir ao documentário, fiquei impressionado com as afirmações nele contidas. Como todo bom curioso, me aprofundei nesta pesquisa e cheguei ao site do filme www.zeitgeistmovie.com e lá me deparei com uma versão atualizada ou um adendun.
Assisti a esse adendun e comecei a perceber do que se tratava, realmente, o Zeitgeist.
Um novo e revolucionário movimento, onde uma nova visão, bem... não tão nova assim, de um mundo ético, baseado na tecnologia existente, auto sustentável, onde todo esse aparato seria utilizado para o benefício da humanidade.
É bem claro, mas a meu ver Utópico. Apesar de boas intenções, o sistema poderia funcionar, se não existisse o conteúdo humano atual.
O ser humano, apesar de intensos e infindáveis estudos, continua sendo uma variavel duvidosa. Somos seres que tentamos nos organizar nesta sociedade falida e que aparentemente, cria todos os problemas sociais, econômicos e políticos. É inegável, porém, que a humanidade seja controlada por forças devastadoras, mas é inegável também, que estas forças são apenas humanas. Não é possivel achar que toda a humanidade, apesar de sermos da mesma fonte material, é igual. E não somos! temos vivências diferentes, apelos diferentes, cores e culturas diferentes e mesmo que a humanidade fosse levada a quase extinção, e só sobrassem esses "puros", com essa filosofia Utópica, o mundo não seria como eles querem. Pois na verdade o ser humano é um erro, uma criação mental baseada no erro. E por isso, condenada a errar sempre.
E a dificuldade de entender isso, acontece por que achamos que somos separados da Unidade, ou Deus.
O sentido metafísico absoluto, pra mim ainda é o que mais se aproxima da realidade. Somos partes de Deus, Manifestado comos nós mesmos.
O fato de acreditarmos que somos separados de Deus, feitos de matéria atômica, que temos que evoluir, que temos que garantir nossa sobrevivência a todo custo, nos faz verdadeiros animais, que cometem essas atrocidades que vemos dia a dia. A infindável disputa diária pela sobrevivência é uma repetição que vemos no mundo animal, os animais, caçam ou fogem para sobreviver e dar continuidade a sua existência e prole. E nós seres humanos... o que fazemos? Exatamente a mesma coisa, ora mudam-se as formas mas a essência é a lesma lerda.
Em espírito sim, somos iguais, pois viemos ou somos creados a partir da mesma força, que chamamos Deus. Mas humanamente, somos diferentes.
A experiência individual que cada um de nós poderá ter, a seu momento, é o que nos mostrará o quanto somos em espirito e que a matéria não é o que realmente parece ser, ou seja, o objetivo de toda a humanidade é dominar e controlar a matéria. Porém quando descobrirmos que essa matéria, em verdade, nada é. ai sim estaremos aptos a ver uma sociedade mais equilibrada, justa e talvez quando isso acontecer, o Zeitgeist - O Espirito dos Tempos, poderá então manifestar-se na humanidade.

Nenhum comentário:

Pesquisa